O que é Comunicação Visual? Conheça os tipos e como funciona!

Pensar em comunicação visual vai muito além de realizar apresentar imagens e outros ícones de forma aleatória. É usar uma estratégia onde empresas e pessoas podem se comunicar através de imagens, utilizando diversos meios, tais como outdoors, sites, redes sociais, banners, sinalizações e muitos outros. 

 

A primeira forma de Comunicação Visual de uma empresa é por meio de sua Marca (Logo). Comunicando com seu público alvo através das cores, símbolos, tipografia e outros recursos escolhidos, que fazem parte da identidade visual.

 

Neste conteúdo, queremos que você entenda o que é comunicação visual, quais seus tipos, como funciona e como você pode melhorá-la para reforçar os valores do seu negócio ou projeto.

Conceito de Comunicação Visual

 

Comunicação Visual é transmitir e receber informações e ideias por meio de elementos visuais. São cores, ilustrações, imagens, vídeos, formas e outros elementos que fazem com que uma mensagem seja recebida de maneira adequada, a fim de despertar diferentes sensações em um público.

Tipos de Comunicação Visual

 

Essa área é um mundo de possibilidades e saiba que existem diferentes tipos de comunicação visual e formas de trabalhá-la para atingir os seus objetivos. Por isso, trouxemos alguns tipos que podem ser usados dentro do seu negócio ou projeto.

 

    • Adesivos: encontrados tanto para decoração, quanto para publicidade, os adesivos existem em tamanhos e materiais variados, o que permite diversas aplicações;
  • Banners e faixas: para divulgar produtos, serviços ou fazer propagandas. Podem ser usados na entrada de lojas, para ações de marketing, etc.;
  • Placas de sinalização: existem diferentes tipos de materiais, acabamentos, cores e modelos de placas de sinalização. Observe a sinalização de um condomínio, dentro da sua empresa, placas de emergência, em bancos, hospitais e clínicas;
  • Vitrines: investir na comunicação visual da vitrine é transformar a sua loja e fazer com que seus clientes se sintam atraídos. Logo, adesivos, banners e displays podem oferecer o que você precisa;
  • Letreiros e Fachadas: um elemento indispensável para toda empresa. O letreiro e a fachada precisam atrair a atenção do seu público e ajudá-los a identificar facilmente o negócio.

Como funciona a Comunicação Visual?

Vamos apresentar um exemplo de comunicação visual: um viajante se perde do seu guia turístico. Ele não tem compreensão falada do idioma. O que fazer para retornar ao meio de hospedagem? Usar placas indicativas ou mapas para orientação. 

 

Este é um exemplo simples e claro de como a comunicação visual contribui para abrir caminhos e entender mensagens.

 

E dentro de uma empresa, a comunicação visual existe desde a concepção de sua identidade visual até o desenvolvimento de suas campanhas de marketing.

Pense em melhorar a sua Comunicação Visual 

A comunicação visual é a melhor forma de atrair pessoas e descomplicar a transmissão de uma mensagem, um conceito, uma ideia, um negócio. Com ela, você irá reforçar a identidade do seu projeto ou negócio. 

 

Para melhorar a sua comunicação visual, busque referências e tenha cuidado com o exagero das cores, dos elementos e efeitos. Siga o manual de identidade da sua marca e fortaleça sua comunicação.

 

Gostou do conteúdo? Compartilhe conosco nos comentários: o que é comunicação visual para você e como está usando a sua?

 

_____________________________________________________________________

 

A Design Visual oferece uma ampla variedade de serviços de comunicação visual para projetos e empresas. Contamos com materiais de qualidade para produção, entrega dentro do prazo e realizamos uma comunicação humanizada durante todo o processo de atendimento. 

 

Acompanhe-nos através do Facebook (@DesignVisualServicodeMarketingDigital), Instagram (@mr.design.visual) e Blog (https://www.dsvisual.com.br/blog) para mais insights, dicas e trabalhos de comunicação visual.

Deixe um Comentário